ANO IV – N° 238 – RIBEIRÃO PRETO/SP
Nova norma trabalhista: Risco psicossocial no trabalho
A partir de 26/05/2025 a NR-1(Norma Regulamentadora n° 1) passará a incluir os fatores de risco psicossociais no Gerenciamento de Riscos Operacionais (GRO). Os fatores de risco psicossociais deverão estar ao lado dos riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos.
O que são fatores psicossociais no trabalho? São situações que envolvem a maneira como as atividades são planejadas, organizadas e executadas. Quando não bem conduzidas, algumas situações podem prejudicar a saúde mental, física e social dos trabalhadores.
Durante o 1° ano será em caráter educativo, conheça o Guia de informações através deste link:
A partir do 2° ano (26/05/2026) a Inspeção do Trabalho começará a autuar.
Dentro de 90 dias será publicado um manual com orientações técnicas detalhadas sobre os procedimentos e aspectos regulamentados.
Fonte: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2025/abril/inclusao-de-fatores-de-risco-psicossociais-no-gro-comeca-em-carater-educativo-a-partir-de-maio – 24/04/2025.
A máfia do combustível prospera no setor
Segundo investigação da Polícia Federal e da Polícia Civil do RJ, mais de 1.000 postos no RJ que funcionam aparentemente de forma normal, na verdade são centros de lavagem de dinheiro com combustíveis, sob o controle de organizações criminosas como PCC, Comando Vermelho e milícias.
As quadrilhas diversificaram seus negócios indo além do narcotráfico e das armas, e agora dominam os setores de combustíveis fósseis e biocombustíveis.
Modus operandi: adulteração de combustíveis, mistura de metanol, sonegação fiscal, furto de combustíveis diretamente de dutos da Petrobras.
A matéria aponta que o Estado brasileiro está perdendo bilhões em arrecadação e também sua soberania para o crime organizado.
Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/mafias-do-combustivel-lavam-bilhoes-e-desafiam-o-estado/ – 24/04/2025.
Curiosidade: carro elétrico perde 60% do valor após 5 anos de uso
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela iSeeCars revelou que o carro 100% elétrico perde até 60% do seu valor após 05 anos de uso. Esses veículos perdem mais valor do que qualquer outro segmento.
Carro híbrido, por exemplo, pode ter uma redução aproximada de 40% após 5 anos de uso.
A pesquisa analisou mais de 800 mil veículos usados vendidos entre março de 2024 e fevereiro de 2025.
Segundo o responsável pelo estudo, Karl Brauer, o valor dos elétricos vem caindo de forma alarmante e esse fator deve ser levado em conta na hora de comprar.
Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/carro-eletrico-tem-preco-quase-60-menor-apos-5-anos-de-uso/260696 – 24/04/2025.
Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:
Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105
REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br