redepetro-logo-horizontal-750

BOLETIM REDEPETRO | ATTIS – 10/03/2025

ANO IV – N° 232 – RIBEIRÃO PRETO/SP

Preços da Petrobras acima da cotação internacional

Com a queda do preço do petróleo no mercado internacional, a gasolina e o diesel vendidos nas refinarias brasileiras estão mais caros do que os comercializados no mercado internacional, segundo informa a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Há aproximadamente um mês atrás a Petrobras reajustou para cima o diesel em 6%. Mas a gasolina não é reajustada há 240 dias.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/abicom-com-queda-do-petroleo-gasolina-e-diesel-ficam-mais-caros-no-brasil-do-que-fora/ – 06/03/2025.

Em 07/03/2025 a gasolina da Petrobrás fechou com 5% acima da cotação internacional e o diesel 4% acima, segundo os dados da Abicom.

Preço do petróleo está em queda

A cotação internacional do petróleo está em queda desde o último dia 04, com o temor por parte dos investidores, de uma desaceleração global.

Dois são os principais motivos desta preocupação:

– Os investidores estão temerosos sobre quais impactos uma guerra comercial generalizada pode causar no mercado, diante das tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA contra diversos países e a promessa de retaliação feita pela China, Canadá e México.

– A OPEP+ comunicou ao mercado que irá aumentar a produção de petróleo a partir de abril/2025. Isto se traduz em maior oferta de petróleo no mundo em 2025.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/petroleo-fecha-em-queda-com-tarifas-e-retomada-da-producao-pela-opep-no-radar/ – 04/03/2025.

O crime organizado prospera no setor de combustíveis

Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revela que o crime organizado no Brasil está lucrando mais com a venda ilegal e o contrabando de combustíveis e bebidas do que com o tráfico de cocaína.

O cenário mostra a necessidade de medidas urgentes para sanear o mercado de combustíveis.

No Legislativo, o presidente do Senado chancelou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o crime organizado.

E ainda, na mão do Poder Legislativo, existe uma alternativa que pode contribuir para blindar quem atua com responsabilidade no mercado de combustíveis: a criação da figura jurídica do devedor contumaz (com isto a legislação sobre o assunto seria regulamentada e colocada em prática).

Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/crime-organizado-drena-setor-de-combustiveis/260197 – 05/03/2025.



Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:

Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105

REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br